UOL

Extra Cash

Get cash from your website. Sign up as affiliate.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aprenda a escolher o melhor azeite!


Extraído do fruto maduro das oliveiras – símbolo de sabedoria e abundância - o azeite de oliva era conhecido na Antiguidade como ouro líquido. E não é para menos, pois o azeite tem grande valor mesmo para nossa saúde, pois possui nutrientes que protegem nosso coração e artérias de doenças cardiovasculares, é rico em vitamina E e outras substâncias antioxidantes fundamentais para prevenção de várias doenças, inclusive o câncer. Para infelizmente não são todos os azeites que encontramos por aí que podemos confiar. Para manter todas as suas propriedades nutricionais, o azeite deve ser extraído por um processo adequado que exige cuidados especiais. 

Na hora de comprar fique atento ao rótulo. Primeira dica é observar de onde é o produtor de olivas, pois as azeitonas devem ser da melhor qualidade, produzidas sob condições climáticas adequadas e devem ser colhidas no tempo certo de maturação. Como a oliveira é uma planta nativa da Europa, os melhores frutos são daquela região. Por isso os azeites espanhóis e portugueses são considerados os melhores. Depois descubra como é o processo de extração do óleo. Se não encontrar no rótulo a expressão “extraído à frio”, pode colocar o azeite de volta a prateleira e procurar outro, pois a temperatura alta destrói os nutrientes e provoca o aparecimento de substâncias tóxicas. A acidez do azeite também é importante. Os melhores azeites tem a acidez baixa, em torno de 0,4g a 0,5g. Outra grande dica é a embalagem: nunca compre azeite em latas. A gordura do azeite reage com o metal e se oxida formando substâncias tóxicas. Além disso, a luz pode alterar as propriedades, por isso de preferência à azeites embalados em vidros escuros. Se não encontrar, compre o azeite em vidro transparente e envolva-o em papel alumínio para proteger contra a luz. 

O azeite de oliva extravirgem é considerado o melhor azeite, pois é puro e extraído de azeitonas madura por métodos que conservam suas características. E para receber este título de extravirgem sua acidez não pode ultrapassar 1g por 100g de azeite. A única diferença do azeite de oliva virgem é que tem acidez mais alta, mas não pode ultrapassar 2g por 100g. Já o azeite de oliva é obtido é uma mistura de azeite de oliva virgem ou extravirgem à um azeite refinado, ou seja, de baixa qualidade, ou ao óleo de soja. Esse processo de refinamento é bem mais barato, mas altera suas propriedades nutricionais, sua cor, sabor e aroma. 

Podemos perceber que comprar um azeite é bem mais complicado do que parece e ainda não acabou. Depois de ler rótulo por rótulo, pesquisar acidez, produtor, processo de extração e, é claro, o preço, devemos armazenar bem o azeite para não perder seus nutrientes. O azeite deve ser guardado na parte de baixo da geladeira, pois a temperatura elevada altera suas propriedades. E, para terminar, nunca leve o azeite ao fogo. Ele deve ser adicionado às preparações depois de prontas. Somente assim teremos um prato saboroso e muito saudável. 

Um comentário:

  1. Lembrando trambém que o oxigênio é outro inimigo deste azeite. Pois isso escolha sempre um recipiente de vidro escuro e de tamanho pequeno, assim consumido em menos tempo evita a oxidação pelo oxigênio.

    ResponderExcluir